terça-feira, 27 de dezembro de 2016

SAIBA COMO FAZER A SUA ''ID JOVEM'' IDENTIDADE JOVEM

freimartinhoesporte.blogspot.com.br 27/12/2016
Fonte: ASCOM SEJEL

A identidade Jovem (ID Jovem) é um documento que proporciona o acesso de benefícios como a meia-entrada em eventos esportivos e culturais, além de vagas gratuitas ou com desconto para o transporte público interestadual. A ID Jovem é baseada no decreto 8.537/2015 do Governo Federal.
A identificação surge como mecanismo de auxilio ao cumprimento e acesso aos direitos previstos na lei nº 12.852/2013 que criou o Estatuto da Juventude. A ID Jovem é destinada as juventudes brasileiras - pessoas entre 15 e 29 anos de acordo com o Estatuto da Juventude – o benefício é válido também para não estudantes.
Para conseguir a identidade, além de ser jovem, é preciso ter renda familiar de até dois salários mínimos e ter realizado o Cadastro Único do Governo Federal que pode ser feito ou atualizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua localidade. Através do Cadastro Único será obtido o Número de Identificação Social (NIS) que garante entre outros benefícios sociais o acesso para a ID Jovem.
Com toda a documentação em ordem, são duas as formas para obter a ID Jovem
A primeira é possível ao baixar o aplicativo em seu Smartphone – o app está disponível na Google Play, Aplee Store e Windows Store – e validar o benefício através do número do NIS e o preenchimento dos dados cadastrais no próprio aplicativo. Após esse procedimento que não leva mais de um minuto, será gerado um cartão virtual que não precisa ser impresso, apenas apresentado junto com um documento oficial com foto para a obtenção da entrada, ingresso ou bilhete.
A segunda opção também não é complicada, basta acessar o site da ID Jovem, preencher o cadastro e imprimir a imagem do cartão que será gerada no próprio portal. Feito isto, assim como com o cartão virtual, basta apresentar no local de venda do bilhete, ingresso ou entrada junto com um documento oficial com foto, para garantir a meia-entrada ou gratuidade.
A ID Jovem tem validade de 30 dias, após passado este prazo, o usuário terá de revalidar a identidade através dos mesmo procedimentos anteriores.