freimartinhoesporte.blogspot.com.br 29/10/2015
Fonte: portal.ifrn.edu.br
Jeane cristina com a equipe da Paraíba (atleta representa o IFPB campus Picuí)
Os JIFs
promovem e estimulam a prática esportiva como instrumento de inclusão
social, proporcionam a integração de alunos dos institutos federais e
possibilitam a interação entre estudantes e professores.
“Os jogos movimentam toda a comunidade acadêmica e contribuem para o
desenvolvimento dos estudantes”, destaca o reitor do Instituto Federal
do Triângulo Mineiro (IFMT), Roberto Gil Rodrigues Almeida, um dos
representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na comissão
organizadora.O Campus Natal Central do IFRN sedia até 1º de novembro (domingo) a Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs 2015), cuja abertura aconteceu na última terça, 28 de outubro.
O evento, organizado pela Coordenação de Educação Física e Desporto do IFRN/CNAT, conta com a participação de nove Institutos: IFRN, IFPI, IFAL, IFCE, IFMA, IFPB, IFPE, IF Sertão Pernambucano e IF Baiano. As modalidades individuais dos JIFs são atletismo, judô, natação e tênis de mesa. Já as competições em grupo acontecem nas seguintes modalidades: basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Com o objetivo principal de maior integração entre os participantes, os JIFs propõem a promoção da saúde dos participantes; a incorporação da prática esportiva no estilo de vida dos estudantes, garantindo assim, uma vida mais saudável e de melhor qualidade; a reflexão do estudante sobre um lazer ativo; a integração entre os IFs e a democratização do acesso às práticas esportivas. Os jogos são realizados em quatro fases distintas: intracampus (jogos internos); intercampi (dimensão estadual); etapa regional e etapa nacional.