sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Paraíba conquista medalha no primeiro dia Jogos Escolares da Juventude no estado do pará

Atletas competem nas modalidades individuais de, atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez.


Paraibana ficou em 3° lugar na categoria 15-17 anos
Os Jogos Escolares da Juventude 2013 iniciaram nesta sexta-feira (08) e a Paraíba já subiu ao pódio da competição que, neste ano, acontece em Belém, capital do Pará.  A atleta Roberta Formiga, do Colégio CNEC Pedro Ferrão, de Campina Grande, conquistou medalha de bronze, no judô feminino categoria pesado. 

Após derrotar a baiana Vitória Silva, numa luta das mais disputadas, a adolescente se mostrou bastante emocionada e disse que foi prejudicada pela arbitragem, principalmente quando enfrentou a campeã nas semifinais, a brasiliense de sangue paraibano, Letícia Goés, que ganhou o ouro.

“Foi legal a medalha, mas a arbitragem, na luta contra a campeã, me prejudicou, mas faz parte. O importante é que estou muito orgulhosa de encerrar a minha participação em Jogos Escolares de forma tão positiva agradecendo ao meu técnico Carlos Fialho e ao Governo do Estado por ter me proporcionado condições de chegar ao pódio”, disse a atleta.

O chefe da delegação, José Hugo, não se mostrou surpreso com o resultado porque tinha como certa uma medalha de Roberta. “Ela mereceu a medalha e até teve razão de reclamar, mas é assim mesmo. O importante é que a Paraíba está de parabéns”, frisou José Hugo.
Ciclismo - Outro resultado importante da Paraíba foi no ciclismo, na prova contra o relógio com a atleta Isabela Dourado, que terminou a prova em quinto lugar. De acordo com o seu técnico, Ivamarcos Lisboa, o resultado não deixa de ser expressivo até porque o nível da competição foi muito alto. 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e vão até o dia 15 deste mês. Os atletas paraibanos competem nas modalidades individuais de, atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez. A meta é superar o número de medalhas da edição passada, quando o estado conquistou três medalhas, sendo um ouro no futsal masculino e duas de prata, no futsal feminino e no judô masculino.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas do país. Atualmente é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.