terça-feira, 13 de agosto de 2013

Apenado do semiaberto da Paraíba vence competição regional de jiu-jitsu

Golias começou a lutar nove anos atrás como parte de seu programa de ressocialização. Neste fim de semana ele conquistou o 2º Open Paraíba

 

   O 2º Open Paraíba de Jiu-Jitsu, realizado neste final de semana em João Pessoa, terminou com um resultado que chamou a atenção do público presente. Não só pela qualidade técnica do campeão do “Peso Pesadíssimo", mas principalmente pela demonstração de superação do atleta. Trata-se de Isaque Lucas de Carvalho, de 28 anos e 132kg, um apenado que hoje está no regime semiaberto e que começou a treinar o esporte nove anos atrás como parte do seu programa de ressocialização.
O faixa roxa Golias, como é conhecido entre os demais atletas de jiu-jitsu da Paraíba, cumpriu parte de sua pena no regime fechado. Atualmente, contudo, ele apenas dorme na prisão, passando o dia em liberdade. Ele participa do programa “Cidadania é Liberdade”, da Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária do Governo da Paraíba, que lhe dá as condições básicas para que ele possa treinar e sempre que possível participar de competições.
golias, apenado, jiu-jitsu, paraíba (Foto: Divulgação / Seap)Golias: ressocialização que rendeu o primeiro título expressivo no jiu-jitsu (Foto: Divulgação / Seap)
Desta vez, ele venceu atletas de vários estados da Região Nordeste até se sagrar campeão. O Open Paraíba, por sinal, é considerado hoje em dia uma das competições mais importantes do calendário do jiu-jitsu paraibano, e apesar do nome conta com a participação de lutadores de todo o Nordeste.
O Open foi realizado no ginásio do Centro Universitário de João Pessoa e a vitória de Golias, para ele, representa um reinício muito importante em sua vida.
golias, apenado, jiu-jitsu, paraíba (Foto: Divulgação / Seap)Golias comemora: "É a minha primeira grande vitória após o período que eu fiquei recluso"
(Foto: Divulgação / Seap)
- É um momento muito especial em minha vida. É a minha primeira grande vitória após o período em que fiquei recluso. Quero agradecer aos meus treinadores, aos meus companheiros de academia e a todas as pessoas que me incentivaram e torceram por mim – comentou o atleta, que hoje prefere ser conhecido como tal do que como “apenado”.
Para o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, delegado Wallber Virgolino, o título de Golias serve como uma excelente vitrine para que o Estado tente ressocializar ainda mais apenados.
- É obrigação do Estado dar oportunidades para que as pessoas que cometeram algum erro e que estão pagando por ele possam ser reintegrados à sociedade. Seja através do esporte, como neste caso, ou pela educação, capacitação e profissionalização – resumiu.